quinta-feira, agosto 28, 2008

E ontem foi dia de tomatada...

A Tomatina é uma das festas espanholas mais conhecidas internacionalmente (atrás apenas dos festejos em honra de San Fermin).
É celebrada na cidade de Buñol, em Valência, na última quarta-feira de Agosto e consiste no arremesso de tomates entre os participantes.


Sabe-se que a tradição nasceu em 1944, mas não se sabe ao certo como surgiu.
São muitas as teorias da origem da festa: uma luta de comida entre amigos, uma «guerra» entre jovens, um ataque com tomates de espectadores a um desfile carnavalesco, uma partida a um mau músico, o desfecho de um acidente com um camião que transportava tomates ou (a mais popular entre os espanhóis), os habitantes da aldeia que atacaram o autarca com tomates durante uma festa.


Seja como for, não há badalhoquice maior... realmente o melhor daquilo deve ser mesmo a hora do banho! :)


Entretanto, para os meus amigos espanhóis, aqui fica um presente que "caía que nem ginjas" na vossa festa... ou será "que nem tomates"?!

1 comentário:

Daniel disse...

Nem me fales nisso, tinha pensado ir mais uns amigos, mas por força do trabalho nada feito. Só para que saibam existe um tempo de guerra, ou seja, soa uma buzina e começam a espremer tomates para atirar, isso mesmo primeiro espreme depois atira, depois na proxima buzina acabou-se a festa. Tempo de voltar para os hoteis e tomar uma banhoca :P
P.S.: Corre o rumor que também se faz uma tomatina numa fábrica qualquer em Benavente, mas devem ser as más linguas :)