sexta-feira, outubro 31, 2008

Estados Unidos vs Brasil vs Portugal

Hoje festeja-se nos Estados Unidos da América o Hallowen...

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.


Noutro canto do mundo, os brasileiros achavam que faria mais sentido preservar a sua própria cultura, em vez de adoptar mais um costume estrangeiro e criaram o dia do Saci...



De acordo com o presidente da Sosaci (Sociedade de Observadores de Saci), desde que a lenda do Saci Pererê surgiu, ela sofreu alterações. “No início, ele era um garoto indígena, com duas pernas e que gostava de fazer brincadeiras, como dar nó na crina do cavalo, jogar sal na comida. Sem maldade, apenas traquinas”, afirma.
Depois, com a chegada dos negros ao Brasil, a lenda teria sofrido alterações. “Passou a ser negro, ter uma perna só, usar gorro e fumar cachimbo.”

Segundo Silva Filho, o Saci não é um personagem “do mal”, é apenas travesso. “Associar o Saci à imagem de demônio não é válido. Pela lenda, ele é um menino sapeca que preferiu ser livre em vez de viver na senzala nos tempos de colonização do Brasil. A história sofreu alterações. Cada um cria sua imagem do Saci”, completa.


Nós temos uma imagem muito presente do saci que nos chegou através da Globo, no final da década de 70, pel' O Sítio do Picapau Amarelo. Vejam lá se não vos traz saudades?!


Sinceramente, há alguém que não se lembre dele?






Entretanto, noutro cantinho, à beira mar plantado...


Festeja-se a Festa da Castanha... realmente a tradição em Halloween não é muito apreciada no nosso país... e também não temos nenhum Saci no nosso folclore... vai daí o grupo de sevilhanas de Alenquer (sim!, não temos o resto, mas temos sevilhanas em Alenquer!...) organizou para esta noite a 1ªfesta da castanha... uma espécie de introdução ao São Martinho, que está para aí a chegar. Realmente, tem as moças muita razão... há que acabar com os antigos stocks de água-pé e deixar os garrafões vagos para a colheita deste ano!...

Olha, seja como for e onde for... e como dizia o outro, "pois adevirtam-se!"

Bom fim de semana...

Sem comentários: