quinta-feira, setembro 17, 2009

Ser... humano!

Ontem entrei no comboio com a mesma disposição com que entro todos os dias... "ora bem, que bela soneca vou eu fazer agora!"... Quando a senhora que se sentou à minha frente sacou da sua leitura, nada faria prever que os meus olhos fossem ficar presos... e o meu pensamento também!
O livro era do José Saramago, mas foi a frase presente na contra-capa que me chamou a atenção: "Saberemos cada vez menos o que é um ser humano" (Livro dos Provérbios).
Não sei bem o que me aconteceu, mas a minha cabeça viu-se de imediato inundada em palavras, frases soltas, teorias, conjecturas, que só acalmaram quando peguei numa caneta e no bloco de notas, que normalmente me acompanha, e comecei a escrever... e a história reza mais ou menos assim...

Acredito que este é um penamento doloroso, mas muito real.
Cada vez menos os seres são humanos. Tornam-se materiais, porque as suas preocupações não vão para além do que é palpável e pode ser adquirido em favor de um bem estar social, de um conforto físico... tornam-se cada vez mais metafísicos, porque apenas se preocupam em perceber os porquês do universo, as grandes questões do nosso tempo, compôr teorias sobre o sentido da vida, reflectir sobre a possibilidade  de haver vida para lá da morte... Nada errado em pensar e elaborar opiniões pessoais sobre estes assuntos, o problema maior vem quando se perde o tempo de uma vida nas teorias do pensamento sem se chegar a pôr em prática, a experimentar... a tocar no espinho de uma rosa para comprovar que tudo o que é belo pode ser também doloroso... a tomar banho num ribeiro para perceber que às vezes basta mergulhar na natureza para sentir que estamos vivos e que tudo o que Deus criou para nos oferecer é isso mesmo: um presente... um presente que deve ser aproveitado, vivido e experimentado.

Os seres são cada vez menos humanos porque renegam aspectos de humanidade que fazem parte das suas vidas e que são, sem dúvida, os mais importantes.
Mais importante do que chegar à conclusão que fazer desporto nos faz falta, é sair de casa para correr junto ao rio, a respirar o ar fresco da manhã!
Mais importante que perceber que aquela pessoa é importante para nós, é estarmos ao seu lado, dar-lhe um abraço e dizer: "Olha, sabes... gosto de ti!".

Os seres são cada vez menos humanos porque recusam que basta um sorriso para que a vida nos passe a correr melhor. E isto não é o resultado de uma reflexão... é o resultado de muitas experiências, resultados positivos e negativos... comparações e estatísticas. Realmente, o dia corre melhor quando decidimos que assim há-de ser, quando recebemos um sorriso que nos deixará bem dispostos até a final das horas. Aí, somos humanos. Aí, já não há nada a fazer... seremos mais, seremos felizes!
Oh, que chatice!...

Reflexão demais para o meu gosto... vou passar à prática! Jantar com os pais, aproveitar a sua companhia.. falar com uma amiga, dançar uma sevilhana, rir, dar um beijo à minha estrela mais linda e, antes mesmo de dormir, agradecer a Deus a possibilidade de ser um bocadinhos mais... humana!

Criança e Geopolítica Observando o Nascimento do Homem Novo por Salvador Dali

Saí do comboio e fiz tudo o que me apetecia  no momento (só não dancei sevilhanas porque o gerador pifou por falta de gasolina!)... e hoje acordei bem disposta!... Posso nem conseguir expressar com eloquência tudo aquilo que penso, mas vivê-lo... isso sim, já o vivo como acredito!... :)

Sem comentários: