sexta-feira, março 04, 2011

Nunca fui grande hippie.. mas confesso que gosto da antiga "pão de forma"...


A "pão de forma" vai voltar. Volkswagen lança o novo modelo em Genebra
O grupo Volkswagen vai 'ressuscitar' a sua carrinha 'pão de forma', um ícone que foi lançado em 1950 e que rapidamente se tornou o carro favorito dos 'hippies' pelo seu estilo único e espaço abundante, anunciou a marca no Salão de Genebra.

A Volkswagen, que apelidou o modelo de Bulli - a alcunha com que era conhecida na Alemanha -, apresentou uma versão mais moderna, com seis lugares, alimentada por um motor elétrico e utilizando um iPad para controlar todo o sistema de entretenimento, controle de temperatura e outras funções.

O maior fabricante de automóveis europeu refere que o Bulli tem uma autonomia movida a eletricidade de 300 quilómetros, o que é bastante, considerando que o recente elétrico Nissan Leaf tem uma autonomia de 200 quilómetros. O Bulli pode atingir a velocidade de 140 quilómetros por hora.

A carrinha Volkswagen 'pão de forma' foi uma ideia de um importador holandês da marca alemã, Ben Pon, que em 1947 traçou uma espécie de autocarro simples construído sobre as rodas de um Volkswagen 'carocha'. O primeiro modelo de 'pão de forma' foi construído entre 1950 e 1967, seguindo-se outras versões.

O conceito deste Bulli é ligeiramente mais curto e mais largo que o original 'paõ de forma', com uma frente menos quadrada, mas tem uma série de originalidades, como um banco para três pessoas na frente e pintura de dois tons.

No entanto, os mais curiosos terão de esperar porque a Volkswagen não confirmou que este conceito Bulli vá para a linha de produção.

A Volkswagen chegou ao Salão de Genebra, que decorre até 13 de março, com mais duas novidades, o renovado Tiguan, que chegará ao mercado no final do verão, e o Touareg Hybrid, um modelo mais direcionado para o mercado norte-americano.

Lançado em 2007, o pequeno SUV Tiguan apresenta-se em Genebra com algumas alterações significativas mas não tantas como o seu 'irmão' mais velho, o Touareg.A Volkswagen resolveu também lançar duas versões do pequeno SUV: um para utilização na estrada e outro para o 'off road'. As vendas do novo Tiguan já começaram na Alemanha, mas o resto da Europa, incluindo Portugal, a previsão é setembro. Já o Touareg Hybrid, mais dirigido para o mercado norte-americano, virá com um motor V6 e um elétrico com uma potência correspondente a 47 cavalos. No total, traduz-se numa potência de 380 cavalos.

http://www.ionline.pt/conteudo/108436-apao-forma-vai-voltar-volkswagen-lanca-o-novo-modelo-em-genebra


Sem dúvida, a versão original para mim que sou uma saudosista... ;)


Sem comentários: